sábado, 30 de junho de 2012

UTFPR suspende calendário devido à greve de professores e técnicos

Decisão do Conselho Universitário foi tomada nesta sexta-feira (28). UFPR também decidiu suspender calendário.

Protesto UTFPR (Foto: Divulgação/UTFPR)
Professores e alunos da UTFPR fizeram protesto para pedir suspensão do calendário
(Foto: Divulgação/UTFPR)
 
O Conselho Universitário da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) decidiu suspender o calendário acadêmico, devido à greve dos professores e funcionários da instituição. A reunião do Conselho Universitário terminou no fim da tarde desta sexta-feira (28). De acordo com a instituição, 90% dos servidores estão em greve.

Durante a tarde, professores e alunos fizeram um protesto em frente à reitoria da UTFPR para pedir a suspensão do calendário.

Com a suspensão, a UTFPR segue a mesma medida tomada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), que também suspendeu o calendário letivo pelo mesmo motivo.

Segundo a reitoria da UTFPR, a decisão vai servir para que a instituição possa decidir como proceder com os professores e alunos que continuaram a frequentar as aulas durante o período de greve e as questões relativas aos alunos que estão em conclusão de curso.
 
Mobilização dos professores é nacional

Desde 17 de maio, professores das instituições federais fazem um movimento de greve nacional que já atingiu 80% da categoria. Entre as principais reivindicações estão a criação de uma carreira única, com a incorporação das gratificações em 13 níveis remuneratórios, aumento do piso salarial em 22,8% com a correção das pendências da carreira desde 2007, e percentuais de acréscimo relativos à titulação e ao regime de trabalho. A adesão atinge 95% das instituições, segundo dados do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes). Das 59 universidades, 56 têm professores parados.

Além da pauta nacional, os professores da UFPR também reivindicam limite de 12 horas-aula para os professores que possuem dedicação exclusiva, com 40 horas semanais.

Na UTFPR, os manifestantes solicitam contratação de mais professores efetivos com a abertura de novas vagas para docentes, limite máximo de 12 horas por semana (para docentes com dedicação exclusiva e com regime de trabalho de 40h) e 10 horas (para professores com regime de trabalho de 20h) e de 16 horas a 18 horas para professores substitutos.

Fonte: http://g1.globo.com/parana/noticia/2012/06/utfpr-suspende-calendario-devido-greve-de-professores-e-tecnicos.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário